quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ratatouille






Ratatouille não é só o filme! :-)

É um prato rústico, típico da região da Provença (França) em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragoût de legumes» ou «prato de berinjelas».

Para preparar o ratatouille não pode faltar beringela nem tomate. Com o restante dos ingredientes pode-se lidar mais à vontade. O pimento e a courgette (abobrinha) não são obrigatórios na receita.

No original francês, "ratatouille" é  também chamado de "ragu grosseiro". Sopa de carne ou peixe picados com legumes cozidos longamente em azeite.

Então, esta receita é óptima para este tempo frio e um óptimo acompanhamento para todos os pratos de carne e peixe.

Os meus ingredientes:

2 cebolas grande
3 tomates grandes
2 courgettes (abobrinhas) grandes
2 beringelas grandes
ervas aromáticas - manjericão fresco, tomilho e salsa
opcional: um talo de aipo (é um sabor mais intenso que nem todos gostam mas que eu aprecio muito e é muito usado na gastronomia francesa)

1 lata de tomate pelado



Preparação:

Cortar as cebolas em meias luas e fazer um bom refogado (não deve chegar a alourar) numa panela bem grande.


Entretanto, partir a courgette e a beringela em pedaços largos e juntar ao


Deitamos a beringela e a courgette na panela juntamente com o refogado e tampa-se a panela. Como estes dois legumes têm muita água, não devemos adicionar nenhuma água. E com o testo colocado, os legumes irão soltar já água suficiente para a cozedura.

Entretanto, cortamos os tomates em pedaços igualmente graúdos, e juntamos aos legumes anteriores.




Como os tomates acabam por não largar muita polpa, junto um lata de tomate pelado que acabo por passar na varinha mágica (não uso habitualmente).

Prepara-se um raminho com as ervas aromáticas e atamos com um fio norte (será mais fácil para retirar o ramos de ervas no final da cozedura) E colocamos bem ao centro dos legumes.



Temperamos com sal e pimenta a gosto e é deixar cozinhar sem mexer muito pois estes legumes desfazem-se muito..



Nota: quando faço, faço normalmente em grande quantidade e congelo, é um bom acompanhamento em qualquer altura pelo que fica já pronto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário