A pensar em pessoas que não comem nenhum produto de origem animal e mesmo nos intolerantes à lactose, descobri este bolo que por sinal me parece delicioso!
Ingredientes Secos:
- 2 1/4 chávenas de farinha de trigo
- 1 1/4 chávenas de açúcar orgânico
- 1/4 chávenas de café instantâneo
- 1 1/2 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de sal
Ingredientes molhados:
- 1/4 chávena de óleo vegetal (canola, coco)
- 150gr de iogurte de soja simples
- 1 colher de chá de sementes de chia (encontra-se na celeiro dieta)
- 1 colher de chá de vinagre de cidra
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3/4 chávena de leite de soja
- por vezes : 1 chávena de nozes pecans
- por vezes : 1 chávena de nozes pecans
glacé de coco e baunilha:
- 300ml de óleo de coco
- 3 1/2 chávenas de açúcar em pó orgânico
- 1/2 chávena de queijo creme vegan (opcional – fica mais cremoso)
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- pitada de sal
- 2 colheres de sopa leite de soja ou soja creme
Calda de Chocolate:
- 1/2 chávena de chocolate escuro, vegan
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- pitada de sal
Preparação:
- Preaqueça o forno a 350 graus
- Misture os ingredientes secos numa tigela grande. Junte os ingredientes molhados e envolva bem - bata levemente. Envolva as nozes pecans. Esta massa fica mesmo líquida já que as nozes pecans e sementes de chia absorvem muita humidade durante a cozedura.
- Misture os ingredientes secos numa tigela grande. Junte os ingredientes molhados e envolva bem - bata levemente. Envolva as nozes pecans. Esta massa fica mesmo líquida já que as nozes pecans e sementes de chia absorvem muita humidade durante a cozedura.
- Para a forma use uma redonda de 24cm de diâmetro. Unte a forma de bolo com óleo e despeje a massa. Asse +/- 45 minutos a 180graus.
- Deixar arrefecer o bolo completamente e coloque o bolo no frigorífico para ficar bem frio para depois o decorar. Pode fazer na noite anterior a decorá-lo no dia seguinte.
- Quando o bolo estiver bem frio: bata o glacé de coco e baunilha. O óleo de coco deve estar à temperatura ambiente - mas não derretido – sedoso o suficiente para vazar para fora do recipiente com uma colher. Deixe que o seu creme de queijo vegan (se optar por usar) também aqueça à temperatura ambiente para que ele não endureça o óleo de coco enquanto os misturar. Misture o óleo de coco com o açúcar e adicione lentamente leite de soja + creme de queijo vegan
- Retire o bolo do frigorífico e corte em duas camadas finas. Quando o glacé atingir o bolo frio vai firmar um pouco, faça-o com cuidado. Não o deve mover muito para não partir o bolo. Cubra com glacé a camada inferior – coloque a parte superior do bolo e decore com o restante glacé.
- Coloque o bolo no frigorífico por alguns minutos, enquanto você prepara seu calda chocolate. Pretende-se que o chocolate endureça em contacto com o bolo frio.
- Molho: Adicione os pedaços de chocolate escuro + óleo de coco num recipiente e leve ao microondas por cerca de 30 segundos. Agita-se vigorosamente até que o chocolate derreta e é lisa.
- O bolo deve estar à temperatura ambiente antes de servir - geralmente levam cerca de 15-20 minutos. Isso irá amaciar o bolo e a cobertura.
Nossaaaa!!! Realmente parece muito bom...
ResponderEliminarTâmara
Verdade! E este bolo, infelizmente, é o único do blog que ainda não tentei fazer, porque não tem sido fácil encontrar todos os ingredientes!
EliminarMas achei interessante partilhar por desmistificar um pouco a alimentação vegetariana e neste caso específico a alimentação vegan, ou seja sem qualquer consumo animal (nem ovos, nem laticínios) e mostrar que conseguem ter uma alimentação igualmente interessante! :-)