Para qualquer compota é pensar neste racional:
1kg de açúcar para 1 kg de fruta
Pode parecer-vos muito açúcar, mas a grande função dele é mesmo a de conservar a fruta. Caso pretendam, podem reduzir ao açúcar e uma boa opção para conversar as vossas compotas será congelar as mesmas.
Eu para esta compota de manga que é uma fruta já muito doce, para aproximadamente 2kg de manga, juntei 600gr de açúcar e já ficou bastante doce.
Ora eu não tenho um problema muito grande de conservação, já que normalmente partilho as minhas compotas com os amigos! :-) fico só com um ou dois frasquinhos.
Então,
Ingredientes:
2kg de manga
raspa de 2 limões
1 colher de chá de canela
Preparação:
Eu gosto de sentir alguns bocadinhos de fruta nas compotas, então cortei a manga em quadradinhos bem pequeninos. Alguns vão-se desfazer e dar aquele aspecto cremoso da compota e outros não, e para mim esta é a textura ideal.
Nota: Se não quiserem ter tanto trabalho, podem partir em pedaços maiores e depois passam a varinha mágica.
Depois é deitar todos os pedacinhos numa panela com o açúcar e a canela
Deixa-se cozinhar em lume brando por cerca de uma hora, sendo que a 10/15 minutos do fim da cozedura, eu deitei a raspa de limão. Não quis deitar muito cedo para não ficar demasiado agro.
Eu gosto de a acompanhar com queijo, scones, torradas, bebendo chá, café ou um vinho do Porto! :-)
Por agora, bom proveito com a compota de manga!
![]() |
Esta é uma compota de abóbora com baunilha e amêndoa que mais tarde poderei partilhar convosco. E esta é a minha formar de me mimar: compota, queijo e vinho do Porto! |
Por agora, bom proveito com a compota de manga!
Sem comentários:
Enviar um comentário