sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Argentina - Buenos Aires






Anseio pelo dia de amanhã em que viajo para a Argentina!

Para mim, as viagens para além da descontracção, são uma grande fonte de inspiração para o meu cardápio do dia a dia.  Adoro descobrir novos sabores e novas receitas. As minhas férias preferidas são as que aliam muitas idas aos restaurantes locais.

Então comecei a pesquisar sobre a Argentina e os seus sabores. E descobri um site da Argentina que está até em português:
http://www.pt.argentina.ar/_pt/turismo/gastronomia/index.php

De entre muitos sabores, claro que não poderei perder o famoso churrasco argentino e:

- Empanadas: "Podem ser comidas por todo o país, embora as mais deliciosas serão certamente consumidas nas províncias de Tucumán, Salta e Jujuy, na região Nordeste do país. A empanada recheada com carne (ovo cozido, azeitonas, cebola verde, e ocasionalmente com passas e batatas) destaca-se como o tipo mais tradicional de empanada dentro da sua categoria."



- Locro - "É o prato nacional por excelência. É um guisado de origem pré-hispânica e pré-incaica, realizado com abóbora, milho, feijão, batata, carne e vísceras bovinas e suínas, cebola e temperos. Está estendido por todo o país e costuma ser consumido nas datas da pátria. E por seu alto nível calórico é altamente recomendável consumi-lo quando está frio."



- Alfajor - "Dois biscoitos recheados com o doce e banho de chocolate, é sua máxima expressão. Cada região o prepara com detalhes próprios"


- Cozido - "Identifica a gastronomia argentina, contudo é uma comida tipicamente espanhola. O cozido deve quase tudo ao cozido ibérico, até o próprio nome. Conta Manuel Vicent que assim se chama o Cozido Valenciano, comida escolhida para o almoço de natal no pós-guerra espanhol. Aqui e ali se segue uma fórmula mágica: muitas carnes, verduras, frios e miúdos cozidos em um único caldeirão."



E eu poderia dizer que me parece muito português também. Mas sem o milho.. :-)
- Cordeiro Patagonico - "Dizem que pelo tipo de pastagens que comem e a liberdade com a qual se deslocam, os cordeiros patagonicos são uma delícia apreciada por nacionais e estrangeiros. Ao assador, na churrasqueira ou ao forno, sua carne terna e de sabor forte deixa sempre o degustador com vontade de comer mais."



- Humita/Pamonha - "A palha do milho é o envoltório de um recheio preparado com os grãos de milho ralados, tomates, pimentões e cebola. A pamonha é uma variante que, também leva carne e batata. De origem, eminentemente, indígena, nas províncias do norte (como Salta e Jujuy) estão presentes em festas e festivais nacionais."



Posso dizer-vos que é muito típico também no Brasil.

- Roscas e diversos doces argentinos:
que têm uma particularidade engraçadas: "Os padeiros de inícios de século XX eram, maioritariamente, imigrantes anarquistas. E encontraram uma forma original de difundir as suas ideias e acções: Baptizaram as roscas com nomes irónicos que aludiam aos seus inimigos. Assim, graças à imaginação, hoje em dia, nas padarias, podem ser comprados: canhãosinhos, bombas de creme, sacramentos, vigilantes e sonhos"
Vou querer a Bomba de creme! :-)



Aliás, posso  vos dizer que vou querer provar tudo! E acho que vou comer muito bem por terras Argentinas.

Durante a viagem poderei publicar algumas imagens no Facebook: http://www.facebook.com/100grdeInspiracao

Sem comentários:

Enviar um comentário