domingo, 20 de novembro de 2016

Sementes de Chia e seus benefícios




A Chia é nativa do sul e do centro do México e Guatemala. Foi cultivada pelos astecas que a consideravam um superalimento. Guerreiros astecas se sustentavam por um dia inteiro com uma única colher de sopa de Sementes de Chia.  As Sementes de Chia desapareceram da região depois da conquista espanhola, porque os espanhóis proibiram os alimentos ligados à tradição asteca. Hoje, Sementes de Chia tiveram um ressurgimento como um superalimento e são populares entre os consumidores preocupados com a saúde. 

Ali por volta de 1300, os astecas já sabiam que a semente chia era uma potente fonte de vitaminas, minerais e ácidos gordos. Resultado: ossos mais fortes, cabelo e pele mais bonitos, funções cerebrais mais apuradas e uma saúde de ferro.  Naturalmente, a chia deve fazer parte de um regime alimentar variado e saudável. 

Benefícios da Sementes de Chia para Perda de Peso: 

 Os Benefícios da Sementes de Chia para a Perda de Peso e porque elas são ricas em fibras solúveis e proteína. Além disso são um hidrato de carbono de digestão lenta. Esses dois factores se combinam e ajuda a reduzir o apetite e aumentar a Queima de Gordura. 
Saciante, logo, emagrece --> As suas fibras absorvem muita água que quando em contacto, se transformam em gel. Ingerida funciona da mesma forma: em contacto com os sucos gástricos forma um gel que dilata o estômago e dá uma sensação de saciedade. Além disso, também protege o estômago o que a torna uma boa opção para quem sofre de gastrite.

Benefícios da Sementes de Chia para Energia:  

Como mencionado na introdução, guerreiros astecas foram capazes de sustentar-se por um dia inteiro com uma colher de sopa de Semente de Chia. Isso ocorre porque as Semente de Chia são uma grande fonte de energia que pode ajudar a sustentá-lo através de treinos duros e outras tarefas extenuantes.

Benefícios da Sementes de Chia com o Omega-3:  

O Óleo de Semente de Chia é rico em omega-3, e ácidos gordos do que qualquer outro alimento. É oito vezes mais rica do que salmão! Omega-3 é essencial para o corpo humano e ajuda a prevenir muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, cancro, declínio cognitivo, a inflamação crónica e doença auto-imune.
É a melhor amiga do seu coração porque reduz e previne as arritmias e a formação de coágulos, aumenta a fluidez sanguínea e, assim, regula a pressão sanguínea e evita o aumento da pressão arterial.

Regula e diminui o colesterol

O ómega 3 e 6 representam 77% da gordura na semente de chia. Estes ácidos gordos reduzem o colesterol mau, o LDL, e sobem o colesterol bom, o HDL, assim como baixam os triglicerídios e lípidos no sangue.
 

Previne a anemia

O ferro é o responsável pela formação de glóbulos vermelhos. Se lhe faltam glóbulos vermelhos sentirá fadiga, aumenta o risco de infeções, afeta a imunidade e leva à anemia. Numa porção de 100g de chia, tem três vezes mais ferro do que na mesma quantidade de espinafres.

Benefícios da Sementes de Chia Para o Cérebro:  

Graças ao seu alto teor de Omega-3, as Sementes de Chia são o alimento perfeito para o cérebro. Muitas pessoas descobriram que a adição de Semente de Chia na sua dieta melhora a memória, concentração e outras habilidades cognitivas.

Semente de Chia é Rica em Antioxidantes:  

As Sementes de Chia são muito ricas em antioxidantes, na verdade elas realmente tem mais antioxidantes do que os Mirtilos. Comer Sementes de Chia numa base regular pode ajudar a prevenir certas condições de saúde, tais como acidente vascular cerebral, doenças do coração e cancro.

Sementes de Chia Ajuda no Controlo do Açúcar no Sangue:

 A Semente de Chia é um óptimo ingrediente para os diabéticos, porque elas ajudam a manter baixos os níveis de açúcar no sangue. 
Se consumidas com massas, frutas e pães, as fibras das sementes de chia fazem com que a glicose seja libertada lentamente, assim como a hormona de insulina, prevenindo e regulando a diabetes tipo 2.

Sementes de Chia para Desintoxicação:  

O alto teor de fibras e antioxidantes das Sementes de Chia pode ajudar na desintoxicação. Quando a fibra é consumido, o corpo é efectivamente capaz de remover resíduos e toxinas do corpo. Além disso, os antioxidantes ajudam com a toxina e remoção de resíduos, que como eles trabalham para eliminar os radicais livres.
Os ácidos cafeico e clorogênico, presentes na semente de chia, são antioxidantes e combatem os radicais livres, ou seja, previnem o envelhecimento celular, e desintoxicam o fígado.

Regula o trânsito intestinal

A semente de chia é também a melhor amiga da sua saúde intestinal, rica em fibras, regula e limpa o seu organismo.

Fonte de cálcio

Se é intolerante à lactose, a semente de chia é uma boa alternativa para si. A porção diária recomendada tem 21% da dose diária necessária. O consumo regular da chia ajuda na formação óssea e previne a osteoporose.

 Sementes de Chia como Anti-inflamatórios:

 As Sementes de Chia consumidas numa base regular podem reduzir a inflamação no interior do corpo, porque as Sementes de Chia contêm ácidos gordos essenciais. Altos níveis de inflamação estão associadas com muitas condições de saúde, tais como artrite, doenças do coração, e dor crónica.

Reforça o sistema imunitário

Graças aos minerais zinco e selénio, a semente de chia reforça as defesas, protegendo-o de gripes e infecções. Rica em nutrientes, como o manganês, o sódio, o potássio e o fósforo mantém as suas células saudáveis.

Como consumir a chia

Pode consumir, por dia, duas colheres de sopa de semente de chia, que equivale a cerca de 20 gramas. A chia pode ser ingerida crua, em farinha, gel ou óleo e, seja qual for a forma, mantém todas as suas propriedades. Pode colocar no iogurte, nos sumos, em pães e bolos, em sopas e saladas. Para obter o gel, basta juntar a quantidade de uma colher de sopa em 60ml de água, aguardar meia hora e consumir de imediato, tal como está ou junte a sumos, sopas ou molhos.
 

Informação Nutricional da chia

 
Semente de Chia | Porção 25g
Calorias 122kcal
Hidratos de carbono 10,53g
Proteínas 4,14g
Gorduras 7,69g
Gorduras saturadas 0,833g
Gorduras monoinsaturadas 0,577g
Gorduras polinsaturadas 5,917g
Fibras 8,6g
Cálcio 158mg
Fósforo 215mg
Magnésio 84mg
Potássio 112mg
Ferro 1,93mg
Zinco 1,15mg
Vitamina A 14UI
Vitamina B1 (Tiamina) 0,155mg
Vitamina B2 (Riboflavina) 0,043mg
Vitamina B3 (Niacina) 2,208mg



Fontes:
http://www.saudedica.com.br/ 
http://www.vidaativa.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário